Como fazer a Retificação da Declaração do Imposto de Renda
Retificar declaração IR
Enviar a declaração do Imposto de Renda é uma coisa que deve ser feita com muita calma e atenção, para evitar possíveis erros. Mas se acontecer algum problema, é preciso fazer a retificação da Declaração do Imposto de Renda. Este último recurso é a oportunidade que a Receita Federal oferece aos contribuintes que esqueceram de declarar alguma coisa na sua declaração de IR, ou colocou alguma informação incorreta e pretende corrigir o erro.
Retificar a declaração de IR pode evitar que você caia na “malha fina” da Receita Federal, o que pode representar muitos transtornos fiscais e pessoais para você. Além de atrasar por exemplo alguma restituição de imposto que você possa vim a receber. Estimativas dão conta de que cerca de mais e 500 mil pessoas acabam caindo na “malha fina” da Receita todos os anos. Então se você não quer isso para você, preencha a sua declaração de IR com atenção para evitar erros de dados, ou esquecimento de algo a declarar. Mas se o erro já ocorreu, envie imediatamente a sua retificação para o “Leão”.
O que pouca gente sabe é que o contribuinte pode retificar uma declaração quantas vezes achar necessário, e que isso pode ser feito com declarações de até 5 anos. A maioria das pessoas temem fazer uma retificação, com medo de que isso possa levar a Receita Federal a apurar a fundo os dados declarados inicialmente na declaração a ser corrigida.
Como fazer Retificação da Declaração de IR
A retificação funciona como uma nova declaração de IR, e deve ser feita da mesma forma da primeira que está sendo retificada, corrigindo o erro ou acrescentando os dados não fornecidos anteriormente. Todos os anos o prazo final para entregar a declaração de IR é até o dia 30 de abril, e as retificações já podem ser enviadas a partir de 1 de maio.
A retificação deve ser enviada da mesma forma da declaração, pela internet, formulário ou pessoalmente na Receita Federal. Para maiores informações acesse o site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br