Daltonismo – Sintomas, Tratamento, Prevenção
Daltonismo – Informações
Todo o mundo já ouviu falar em daltonismo, não é mesmo? Porém, poucas pessoas entendem realmente a respeito da doença. A maioria resume essa doença oftálmica em poucas palavras, como se fosse algo simples para ser entendido. Na verdade, parece muito menos complexo que realmente é.
Sendo necessária uma explicação mais detalhada sobre o daltonismo, foi feito esse artigo, exclusivamente para falar desse problema, que tanto incomoda os afetados por ele.
O que é daltonismo: Resumidamente, daltonismo é o nome dado a uma deficiência visual que afeta na percepção das cores, podendo ser em uma ou mais dessas cores.
Embora haja a confusão entre as cores verde e vermelho, engana-se quem pensa que o daltonismo se resume a isso. No tipo mais comum da doença, as pessoas não conseguem distinguir essas duas cores. Onde as outras pessoas enxergam cores vivas, os daltônicos podem enxergar diferentes tons de coloração cinzenta.
São encontrados também, embora em menor número, aqueles que confundem o azul e o amarelo, e ainda existe um tipo raro onde as pessoas não enxergam cores, vêem tudo cinza, preto e branco.
A doença possui uma porcentagem muito baixa na população em geral. Algumas fontes dizem que ele afeta apenas homens, sem chances de afetar uma mulher. Outras ainda dizem que existem, sim, mulheres daltônicas, apesar de a chance de isso acontecer baixar de 1%.
Exames para daltonismo: Existem alguns meios específicos de ver se uma pessoa é ou não daltônica. São testes que geralmente envolvem números feitos por símbolos aplicados num fundo repleto de cores. Dependendo da maneira como são vistos ou interpretados os números, é possível determinar se uma pessoa tem ou não o problema do daltonismo.
Motoristas com esse problema podem observar o sinal pela localização das luzes. Vermelho fica em cima, amarelo fica no meio e verde fica por último.