Herpes – Sintomas, Tratamento, Prevenção
Herpes – O que é importante saber
O que é herpes: Trata-se de uma infecção causada por vírus. Caracteriza-se pelo surgimento de bolhas de tamanho pequeno, localizadas em regiões como os lábios e os genitais, podendo aparecer em diversas outras partes do corpo.
A transmissão é feita pelo contato direto com a mucosa ou das lesões da pele de uma pessoa infectada pelo vírus. O vírus tem a chance de ficar latente no organismo e ocasionar crises com os sintomas da doença de tempos em tempos.
Em crianças, as lesões herpéticas podem ser confundidas com aftas. Nesse caso, a complicação é chamada de estomatite herpética, e causa grande dor e incômodo ao indivíduo.
Sintomas do herpes: Na primeira aparição, os sintomas costumam ter intensidade maior. Nas outras vezes, embora sejam os mesmos sintomas, costumam surgir de forma menos intensa.
No herpes, aparecem pequenas bolhas com líquido claro, que formam pequenas crostas ao serem rompidas. Alguns sintomas são as sensações de coceira, ardência, pontadas e formigamento.
Quando o herpes é genital, o indivíduo doente pode sentir dor ao urinar, assim como adquirir febre. Sensações de choque também podem ocorrer, devido à ligação que o vírus do herpes possui com as terminações nervosas de um indivíduo.
Geralmente, esses sintomas desaparecem em mais ou menos uma semana.
Tratamento do herpes: Até hoje, tiveram sucesso apenas alguns medicamento que ajudam a diminuir o período das crises e os sintomas das mesmas.
Prevenção do herpes: Entre as medidas de ajuda na prevenção da doença, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Cuidados como: usar preservativos durante as relações sexuais, lavar as mãos e evitar tocar as lesões (as próprias e as dos outros), procurar controlar o aparecimento das lesões na medida do possível, dar atenção especial ao problema quando o mesmo ocorrer durante a gravidez, entre outros cuidados.