Tiradentes – Resumo, Biografia, Quem foi Tiradentes
Tiradentes – Informe-se sobre ele
Se existe algo que sempre foi um fator em comum nos acontecimentos que marcaram época na história, é a luta pela liberdade. As revoltas, na grande maioria das vezes, surgem de uma população insatisfeita lutando pelos direitos de igualdade, de serem livres para viverem dignamente e não precisarem depender de certo governo.
No Brasil, a coisa não foi diferente. Foram vários os movimentos que lutaram pela independência do Brasil no tempo em que o país era colônia de Portugal. Os revoltosos queriam garantir a liberdade e a economia política do país.
Um exemplo forte desses movimentos foi a conhecida Inconfidência Mineira, que aconteceu no estado brasileiro de Minas Gerais e foi liderado pela famosa figura de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido no país pelo simples nome de Tiradentes. O grupo tinha o objetivo de conquistar a independência do país.
O grupo, formado por pessoas que faziam parte da aristocracia mineira, escolheu Tiradentes como líder pela sua ampla capacidade de organização e liderança. O integrante também já realizou trabalhos como minerador e tropeiro.
No ano de 1789, o movimento foi traído e denunciado pelo integrante Joaquim Silvério dos Reis. Sendo assim, a Inconfidência Mineira foi interrompida pelas tropas e os participantes foram julgados sem piedade. Alguns foram açoitados em praça pública, outros sofreram castigos diferentes.
O líder, Tiradentes, teve sua casa queimada, seus bens confiscados e foi condenado a morte pela forca. Depois de executado, partes de seu corpo foram expostas pelas ruas, como forma de aviso e ‘exemplo’ para qualquer um que pensasse em fazer o mesmo, que se rebelasse contra o governo.
Até hoje, o inconfidente é considerado um herói nacional que lutou pelo direito do país tornar-se uma república livre do domínio português. O dia de sua morte, 21 de abril, é um feriado nacional em homenagem ao mesmo.