Funpresp – O que é, entenda e tire suas dúvidas
Tire suas dúvidas sobre o que é a Funpresp e entenda mais
Você já sabe o que é a Funpresp? Muito se falou, mas poucas dúvidas foram esclarecidas, alguns aposentados e também futuros aposentados acabaram perdidos no meio dessa confusão, portanto vamos ajudar você a entender melhor o que afinal é a Funpresp.
Funpresp ou Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal é um novo regime complementar ao servidor público que foi aprovado esse ano pela Câmara e pelo Senado tendo apenas dois vetos. Esse novo regime só valerá para novos contribuintes dos quadros do Legislativo, Judiciário ou do Executivo, ou seja só valerá para aqueles que aderirem a esses quadros depois que o novo regime da Funpresp entrou em vigor, portanto vale lembrar que para quem já é servidor tudo fica igual a como está. Entretanto antigos servidores ainda terão a opção de mudar para o novo regime caso for de seu interesse, e para isso terão um prazo de dois anos, sendo que se essa decisão for tomada ela se tornará irrevogável, portanto vale à pena pensar muito bem antes de decidir qualquer coisa.
O que mais chamava a atenção do servidor público antigamente, antes da nova lei da Funpresp é que quando aprovados para seus cargos a estabilidade oferecida era muito boa, lembrando também que os servidores públicos teriam garantia a uma aposentadoria integral, porém com o vigor da nova lei para ganhar acima do teto do INSS, é necessário fazer uma contribuição para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Devido a tudo isso essa lei tem gerado muitas dúvidas, e já não se sabe mais se vale a pena todo o esforço que é feito para passar em um concurso público. Porém ainda existem alguns benefícios, e ninguém deve deixar de concorrer a vaga de um cargo público apenas por causa da nova lei. A promessa de estabilidade para quem cumprir os três anos de estágio probatório continua, o que por si só já é muito bom, e diferente dos aposentados e pensionistas do PSS que continuam contribuindo mesmo depois de já aposentados, os servidores que aderirem a Funpresp deixam de contribuir assim que se aposentarem, mais uma vantagem é que caso o servidor queira, é permitido pela Funpresp que ele transfira seus recursos se um dia sair do serviço público para uma empresa de fundo de previdência complementar.