Profissão Corretor de Imóveis – Ganha Bem?
Dicas e Informações sobre a Profissão de Corretor de Imóveis e se Ganha Bem
A profissão de corretor de imóveis o também chamada de corretor imobiliário é aquele indivíduo que faz o intermédio entre o cliente comprador e o vendedor ou dono na transação de venda de um imóvel (urbano ou rural). Hoje em dia, a maioria das vendas é feita sob o intermédio de um corretor de imóveis, por isso é uma profissão bastante valorizada.
Para quem busca uma nova profissão, ainda mais de corretor de imóveis o profissional tem que ter algumas características como ter muita paciência, vontade e gosto por vendas e ter certa habilidade de comunicação. Outras características são desejáveis a esse profissional como saber lidar com o público, dedicação, capacidade de convencimento e carisma, bom humor, estar bem informado e ter certo “tino” para vendas e negócios.
A uma grande procura por esse profissional devido a um grande bom imobiliário na atualidade tendo inclusive alguns profissionais de outras áreas terem migrado para a área de corretor de imóveis que não exige nenhum curso superior, apenas que o profissional seja habilitado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Mas, para quem preferir, o corretor de imóveis pode ter uma formação específica como em Ciências Imobiliárias ou pode ter curso superior em gestão imobiliária ambos tem duração de 2 anos assim como também há cursos de especializações, como o curso técnico em transações imobiliárias, com duração de um ano. É exigido do futuro corretor que tenha conhecimentos sobre loteamento pelo governo e sobre arquitetura urbana. Para quem pretende ser corretor e também abrir uma agencia imobiliária precisa também fazer um exame de proficiência que habilita ser corretor como também montar sua própria imobiliária.
O profissional corretor pode também se especializar em diversas áreas do setor imobiliário: imóveis usados, imóveis rurais, lançamentos, administração de aluguéis, administração de condomínios, avaliações, loteamentos, despachantes imobiliários, etc. Entre os locais de atuação o corretor de imóveis pode trabalhar em: empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registro de imóveis, empresas de classificação de imóveis, entre outras.
Quanto se ganha bem ou não, vai depender da atuação do profissional, pois a maior parte do que ganha é das percentagens de vendas dos imóveis. Ao contrário de muitas profissões, o trabalho de corretor de imóveis não é fixo é baseado nas comissões que podem variar de 6% a 8% sobre imóvel urbano; 6% a 10% sobre imóvel rural e 5% sobre vendas judiciais. Por isso, antes de tomar a decisão sobre a profissão pesquise sobre, converse com profissionais.