Doação de Medula Óssea – Como ser Doador
Como você pode ser um doador de medula óssea
Você já deve ter ouvido de doação de sangue e há muitas campanhas ara ser um doador de sangue, mas pouco se fala em doação de medula que tem uma suma importância para quem recebe a sua doação.
Assim como para a doação de sangue, há alguns requisitos para ser doador de medula óssea: ter entre 18 e 55 anos de idade, uma boa saúde para doar medula, já que para isso será retirada um líquido do osso da bacia, por meio de punções e que é recuperada após 15 dias; antes da doação, o doador assina alguns documentos e é feita uma coleta pequena de sangue para análises que vão determinar as características genéticas do doador que será fundamental para identificar o doador e o paciente; no caso do sistema em que são armazenados os dados do doador encontrar um paciente que precisa da doação compatível com doador, será feita a coleta do líquido de sua bacia. Essa doação de medula óssea é muito importante já que para muitos pacientes, não encontrando doadores compatíveis na família, acaba-se recorrendo a esse sistema e é uma esperança de sobrevida para quem precisa da doação.
No caso do doador decidir pela doação procure o hemocentro em que fez seu cadastro de doador de medula e que informará sobre o procedimento ou onde este será feito, já que geralmente o procedimento é feito em um centro cirúrgico, já que exige uma anestesia peridural ou geral e vai requerer uma internação mínima de 24 horas. Nos três primeiros dias após a doação o doador pode encontrar desconforto e deverá usar analgésico e depois podem voltar normalmente para suas atividades cotidianas.
Uma doação que pode assustar, mas é um ato de coração e generosidade que poderia ser mais ampliado e que poderia ser mais amplamente divulgado e adotado pelas pessoas, assim como tem vários doadores de sangue. Passe a ideia adiante.