Agiota é Crime? – Significado, Empréstimo
Empréstimo, significado de Agiota e se é crime
A Agiotagem vem de uma prática que é um crime, a usura, ou seja, emprestar dinheiro com taxas de juros elevadas e sem devidas autorizações para isso. Os agiotas são geralmente procurados por pessoas que não tem crédito na praça e precisam de dinheiro de forma urgente. A maioria das pessoas que procuram um agiota está em situação desesperada e acaba recorrendo a essa forma de empréstimo que acaba sendo além de ilegal, crime.
Os agiotas agem de forma verbal e a pessoa que recorre a eles não tem nenhuma garantia contratual por papel e quem toma o empréstimo por conta disso fica submetido a pagamento de taxas de juros fora do que é legal. A operação feita de forma de acordo com a comodidade do agiota e pode ter outras transações mascaradas que é desconhecida de quem pede o empréstimo como ter que dar como garantia um imóvel, uma casa ou apartamento em seu nome ou um automóvel, por exemplo.
Como a operação do agiota é ilegal e não tem como recorrer à justiça para conseguir os pagamentos atrasados do empréstimo, acaba recorrendo aos métodos ilegais de coação, muito perigosos que podem ocasionar inclusive homicídios. Por essa outra ação que a agiotagem é crime.
Então se está desesperado, há outras formas de se conseguir empréstimos de forma legal segura e também mais simples de se fazer como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) que está relacionado à compra de bens específicos como carros, eletrodomésticos e materiais de construção. Há ainda o crédito imobiliário, apenas para comprar um bem imóvel.
Se você não está com o nome limpo, procure inicialmente resolver seu problema de crédito, nesse caso, recorra a um amigo, ou familiar próximo que possa lhe ajudar. Depois procure instituições de crédito financeiras devidamente regularizadas, de preferência o banco que você tenha uma conta. A agiotagem além de ser crime pode ser perigoso.