Banco Postal – Correios – Como Funciona
Como Funciona o Banco Postal dos Correios
A novidade do Banco Postal é uma boa noticia para pessoas que usualmente não tem acesso a serviços bancários. Isso significa que as agências dos correios passam a funcionar como banco postal, oferecendo serviços que usualmente só são oferecidos pelas entidades bancaria. Essa iniciativa foi tomada pelo Banco do Brasil, quem achou a oportunidade de oferecer essa facilidade por exemplo em áreas agropecuárias. O objetivo que o Banco do Brasil e o diretor regional dos Correios perseguem, segundo as palavras do segundo mencionado são facilitar os serviços bancários a pessoas carentes, com agilidade e segurança. Uma das vantagens também, segum eles, e o acesso a financiamento, por exemplo para fins produtivos, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esse programa foi criado no ano 1995 e agora pode ser fortalecido pela criação do Banco Postal.
Outro dos benefícios e a possibilidade de abrir uma conta bancaria por um baixo custo. Segundo as informações, só por R$5.00 e possível conseguir uma conta corrente. Os custos dos bancos são maiores aos R$100.00.
E também importante aclarar que as novas atividades do Banco Postal não significam nenhuma mudança nas atividades usuais do Correio como tal. As atividades bancarias são somadas a as atividades do correio.
Pessoas que já estavam operando com banco postal, mas pelo Bradesco, não vão poder utilizar a mesma conta agora que a parceria foi feita com o Banco do Brasil. Será necessário que o usuário abra uma nova conta.
Se espera que outra das possibilidades seja a de facilitar o pagamento dos benefícios dos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal a traves desse sistema.
Esse serviço anteriormente foi oferecido pelo Banco Bradesco, durante 10 anos, mas as negociações levaram aos diretivos do Correio a fazer um novo acordo com o Banco do Brasil.