Certificado Digital
Dicas e informações sobre o que é e para que é usado o Certificado Digital
Com a popularização da internet e serviços online, muito se ouve falar sobre Certificado Digital. Mas o que é um certificado digital? O Certificado Digital é, basicamente, um documento eletrônico, e isso é o que você precisa saber primeiro. Esse documento contém informações que servem para identificar uma pessoa, um computador (máquina) ou uma instituição na Internet. Para fazer essa identificação, o certificado digital usa um software que vai ser o intermediário. Esse intermediário pode ser o navegador, o e-mail ou qualquer outro programa que faça o reconhecimento dessa informação. O Certificado Digital é muito usado, por exemplo, por Bancos que oferecem serviços ao cliente através da internet, como Consultar sua conta e operações como saldo, extrato, etc. A seguir, saiba mais sobre o tema Certificado Digital.
O Certificado Digital é emitido tanto a pessoas físicas, ou seja, o cidadão comum, quanto a pessoas jurídicas, que podem ser empresas ou municípios, além de ser emitido também a aplicações e equipamentos. A emissão de um Certificado Digital é feita por uma entidade chamada de Autoridade Certificadora, que é considerada confiável. É essa Autoridade que vai realizar a associação do usuário a um par de chaves criptográficas (pública e privada). São essas chaves, que o próprio usuário emite no momento em que faz a aquisição do certificado, que faz a transformação de um documento eletrônico em códigos indecifráveis que trafegam de um ponto a outro sigilosamente.
De um modo mais simples, podemos fazer uma analogia com documentos do mundo real. O Certificado Digital, nessa comparação, é como o RG, e no caso, a assinatura digital desse certificado equivale ao carimbo que é acompanhado do selo que são colocados pelos cartórios brasileiros para que seja feito o reconhecimento de firmaem documentos. Esses dois elementos juntos – e mais a criptografia – garantem a integridade, autenticidade e a confidencialidade da informação. Ou seja, todas as partes são realmente quem dizem ser, assim a transação online é autêntica, segura e legítima e não sofre alterações e fraudes ao longo do caminho.