Cirrose – Sintomas, Tratamento, Prevenção
Cirrose – O que é importante saber sobre a doença
O que é cirrose: Trata-se de uma doença crônica que ataca o fígado, formando nódulos que impedem a circulação do sangue. A doença faz com que o fígado produza o tecido da cicatrização no lugar onde ficam as células saudáveis que morrem. Sendo assim, o órgão deixa de efetuar funções próprias dele, como trabalhar na produção de bile, ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue normais, metabolizar o álcool, o colesterol, entre outros.
Entre as suas causas, a principal é o uso excessivo de álcool. Isso pelo fato de o fígado ser o responsável por metabolizar o mesmo e, quando é atacado com doses exageradas da substância, acaba tendo seus tecidos vitais danificados.
Entre as outras causas estão as hepatites crônicas B e C, a auto-imune e o uso de certos medicamentos.
Sintomas da cirrose: Seus principais sintomas são: perda de peso, dor no corpo, cansaço, aumento do fígado, náuseas, vômitos, icterícia (coloração amarela da pele e dos olhos), escurecimento na cor da urina, entre outros.
Nos casos mais graves e avançados da doença, pode ocorrer algo chamado encefalopatia hepática, que é uma síndrome que faz alterações no cérebro, causadas pelo mau desempenho do fígado.
Tratamento da cirrose: O primeiro passo no tratamento da doença é eliminar o fator agressor. As drogas, o álcool, ou tratar a hepatite.
Nos casos mais severos da doença, um transplante de fígado pode ser a única forma de salvar o paciente da morte.
Prevenção da cirrose: Existem cuidados que podem ser tomados na prevenção da doença. Consiste, basicamente, em evitar coisas obviamente prejudiciais.
Cuidados:
Não exagerar no consumo de álcool.
Não ter relações sexuais desprotegidas, para não correr o risco de contrair hepatite.
Vacinar-se contra hepatite B.
Tais informações servem como ensinamento para aquelas pessoas que pensam que o álcool é uma droga leve e não prejudicial. Álcool também pode fazer mal, e muito.