Como é feita a distribuição de água? Do encanamento a caixa d’água
A água que usamos em casa percorre um longo caminho até chegar na nossa caixa d’água. Esse caminho configura o processo de distribuição de água. Dessa forma, por mais que ela seja tradada antes de ser distribuída, o trajeto da água oferece alto risco de contaminação.
A sua caixa d’água é o ponto final dessa distribuição, por isso ela deve ser bem cuidada. Afinal, ela é a última barreira para proteger você e sua família dos perigos que uma água contaminada causa, como doenças e intoxicações. Portanto, você deve manter a manutenção dela em dia.
Confira mais sobre a caixa d’água no artigo abaixo!
Sistema de distribuição
Antes de falarmos mais do papel da caixa d’água na distribuição, vamos entender melhor como funciona o processo de distribuição. O processo todo começa quando a água é captada dos rios ou mananciais. Nesse início, a água está no seu estado bruto, ou seja, com todas as partículas originais do meio ambiente.
Isso significa que ela pode possuir bactéria, vírus, fungos e outros microrganismo capazes de causar doenças. Além da possibilidade de contaminação com alguma substância tóxica. Por isso, é essencial o tratamento dela.
Para isso, essa água é bombeada para as estações de tratamento, onde passam por diversos processos, até estarem limpas. Após isso, elas vão para um reservatório central. Desse, elas são mandadas para os reservatórios regionais e, por fim, são mandadas para os reservatórios das nossas residências.
Importância do seu reservatório
Como é possível perceber, a água percorre um caminho bem grande desde que sai da estação de tratamento, até chegar na nossa casa. Ou seja, ela pode, sim, ser contaminada nesse trajeto, pois os canos pelos quais a água é distribuída podem apresentar algum defeito e permitir o contato com sujeiras externas.
Além disso, os dois reservatórios que a água para antes de chegar na nossa casa, também, são momentos que a água pode ser contaminada. Isso, porque, uma vedação mal feita ou com defeito pode permitir a entrada de microrganismos e animais, que vão contaminar a água.
Por isso, o seu reservatório de água precisa ser bem cuidado, para que ele consiga garantir que essas possíveis contaminações não irão chegar até você. Além disso, mesmo que a água chegue em boas condições, se sua caixa d’água não estiver com a manutenção em dia, a água pode ser contaminada. E, depois que a água passa do hidrômetro, ela é responsabilidade sua. Portanto, a empresa não será responsabilizada por possíveis danos.
Manutenção
Dessa forma, você precisa realizar a manutenção da sua caixa d’água de forma frequente, sendo que essa manutenção envolve, basicamente, a limpeza dessa estrutura. Essa limpeza deve ser realizada, no mínimo, de seis em seis meses. Contudo, se você suspeitar de uma contaminação, essa limpeza deve ser realizada imediatamente.
O ideal é procurar empresas que possuem certificação e funcionários bem treinados. Assim, você tem a garantia que o serviço será bem feito e que você não terá problemas devido a uma limpeza mal feita. Além disso, profissionais qualificados conseguem detectar, também, problemas estruturais. Dessa forma, você conseguirá solucionar a situação, antes que ela se torne um problema maior. Cuidando bem do seu reservatório, você garante que a sua parte na distribuição de água está sendo feita.
Por fim, agora que você já entendeu o papel da caixa d’água na distribuição, entendeu, também, a importância de realizar a manutenção dela. Por isso, chame uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para limpar seu reservatório de água, pelo menos, a cada seis meses. Além da limpeza, eles também conseguiram diagnosticar, precocemente, possíveis problemas e irão te ajudar a solucionar da melhor forma possível.