Como sinalizar rota de fuga e saídas de emergência

Se você possui um negócio e deseja cumprir com todos os itens de segurança, precisa aprender a sinalização rota de fuga e saídas de emergência. Pois, em momentos de emergência ou pânico, é importante colocar todas as placas de emergência nos locais certos.

Nesse sentido, temos que saber onde deixar placas, avisos e muitos outros itens, além de seguir os padrões internacionais. Pois, em alguns momentos, esses itens serão necessários, para permitir uma evacuação segura e rápida.

Um dos principais itens de segurança que podemos inserir em nossos comércios ou edifícios é a sinalização fotoluminescente. Porém, é importante colocá-la em um lugar correto, para que todos consigam vê-la.

Dessa forma, se você quer conhecer as formas certas de fazer isso, é só continuar a leitura do texto a seguir.

como-sinalizar-rota-de-fuga-e-saida-de-emergencia

Sinalização de qualidade com Placas Fotoluminescentes

Em primeiro lugar, você deve ter em mãos todos os itens de sinalização em mãos, e para isso é importante que você entre em contato com a equipe do Corpo de Bombeiros. Além disso, você deve conhecer o local onde a sinalização será colocada, pois isso tem uma importância enorme.

Pois, a sinalização de emergência serve para dois diferentes processos, sendo o primeiro deles as rotas de fuga e o outro as saídas de emergência. Então, as rotas de fuga são os caminhos que serão usados em caso de incêndios, enquanto as saídas de emergência são por onde iremos sair.

Dessa forma, os dois sistemas precisam ser muito bem sinalizados, para evitar prejuízos sociais ainda maiores. O principal jeito de fazer isso é com as placas de sinalização fotoluminescentes, que podem ser feitas com diversos materiais, e todos são funcionais.

Entretanto, não basta apenas comprar placas, é preciso colocá-las nos locais corretos. Portanto, agora que você entende que a sinalização de rota de fuga e saídas de emergência servem para definir por onde devemos sair, é hora de aprender como fazer isso.

Sinalização rota de fuga: como fazer isso

Então, caso ocorra algum incêndio em seu local de trabalho, será importante realizar a evacuação correta. Porém, para que isso seja feito de maneira efetiva, é preciso que você tenha uma boa sinalização da rota de fuga.

Essa rota engloba diversos caminhos, que são usados para chegar até a saída de emergência. Portanto, todos esses caminhos precisam ser sinalizados com a máxima eficiência possível.

Além disso, as rotas de fuga costumam ser sinalizadas de acordo com um padrão, que será analisado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Então, serão colocados círculos na planta do imóvel, com cores específicas que sinalizam o risco que a área possui.

Por exemplo, áreas com coloração vermelha, representam as áreas com maior ameaça de incêndio. Em contrapartida temos o círculo verde, que representam as áreas mais seguras.

Todos os locais precisam ser indicados por placas, então, confira abaixo tudo o que precisa ser sinalizado:

  • Escadas
  • Corredores
  • Mudanças nas direções
  • Rampas
  • Saídas de emergência

Todos esses locais precisam ser sinalizados da forma correta, pois eles podem interferir no salvamento e fuga das vítimas. Nesse sentido, você precisa de boas e bem escritas placas, para tornar o processo de fuga bem mais simples e eficaz.

placas-de-sinalizacao-fotoluminescentes

Instalação de placas de sinalização

Na hora de instalar as placas, é importante que você coloque a sinalização de forma contínua. Portanto, em casa possível mudança na direção, é preciso ter sinalização, sem nenhuma interrupção.

Pois, isso vai servir para aqueles que estejam no edifício consigam adentrar algum local seguro, de uma forma correta.

Outro fator que requer sua atenção no momento da instalação é a visibilidade que esta possui. Além disso, em locais como indústrias, depósitos e até mesmo shopping precisam de distâncias menores entre as placas.

Afinal, esses locais possuem uma poluição visual enorme e para sinalizar rota de fuga e saídas de emergência é preciso colocá-la em locais visíveis. Entretanto, para instalar esses equipamentos de segurança é importante que você contrate uma boa equipe.

Tipos de placas

Abaixo você uma lista com os principais tipos de placas e quais as funções que cada uma possui.

  • S1 e S2: saída de emergência a direita ou à esquerda
  • S3: instalada no local acima à porta da saída
  • S4, S5 e S6: indica a direção para os locais de acesso como por exemplos rampas ou locais verticais
  • S8 e S9: descida em escadas, em ambos os sentidos
  • S10 e S11: subida em escadas, em ambos os sentidos
  • S15 e S16: saída de emergência acessíveis para deficientes
  • S17: placa de indicação para pavimentos
  • S18, S19 e S20: indica a melhor forma para acionará barras antipânico da porta anti-chamas
  • S21: acesso para algum dispositivo de abertura para saídas de emergência

As placas devem ser fixadas com uma cola de PVC, que é a melhor forma de grudar nesses dispositivos. Lembre-se de usar bons equipamentos, para garantir a eficiência– da sinalização.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário