Dissertação Argumentativa
Dicas de como você fazer uma boa dissertação argumentativa
Pra fazer um vestibular e tirar uma boa nota, é necessário fazer uma boa redação. E não só no vestibular, como em quase todas as outras provas que se podem fazer. O peso dela é muito maior do que se imagina, digamos que seja um 51% destes exames. O gênero mais exigido nestas redações é a dissertação argumentativa.
Mas você se pode se perguntar sobre o que é uma dissertação. É justamente fazer uma defesa, ou até mesmo argumentar sobre determinada ideia sobre o tema que lhe foi dado. Você tem a necessidade de expor tudo o que pensa, e que pode realmente ser significativo, mas que também possa convencer o leitor. É importante expor fatos nestas redações, informações verídicas e etc. Por isso se recomenda muito a leitura de revistas informativas para alguém que fará vestibular. Não podemos nos esquecer que não se trata apenas de argumentar na folha, mas sim de argumentar, e organizar tudo o que foi descrito.
É importantíssimo deixar a redação bem estruturada. Sempre escrever levando em consideração que textos devem conter introdução, desenvolvimento, e conclusão. Sem estes três pontos, o texto perde a qualidade.
Deve se levar em consideração, que não se pode começar o texto mostrando uma opinião baseada em primeira pessoa. Por exemplo, não se deve começar a redação com “Eu”, ou “Eu acho”. E sim, utilizar termos que definam uma terceira pessoa do singular. A ideia principal do texto deve ser apresentada justamente agora, na introdução. O leitor deve saber do que se trata o texto nos primeiros parágrafos.
Deve se utilizar fatos no desenvolvimento. Mostrar informações ao leitor, fatores que possam ser realmente convincentes. Tente reforçar todas as informações que já tem na sua dissertação argumentativa. Organização é imprescindível.
Para fazer uma conclusão interessante, você deve ser claro nas últimas palavras. Para que o leitor não tenha dúvidas sobre o assunto ao terminar de ler. Conclua com inteligência. É importante não “encher linguiça”, e priorize uma boa ortografia. Mostrar um bom português é imprescindível, por isso, tente não errar!
Seguindo os conselhos que mostramos acima, você poderá fazer dissertação argumentativa. Boa sorte e bons estudos!