Enquete Dilma ou Serra?

Dilma ou Serra? Vote na enquete de quem vai ganhar as eleições 2010

enquete-dilma-serra
Fizemos uma enquete para saber quem vai ser o nosso novo presidente. Você pode votar apenas uma vez ou na Dilma ou no Serra. Vamos ver se o resultado da nossa enquete vai bater com o resultado da eleição no segundo turno.

Após votar você fazer um comentário dizendo por que acha que a Dilma ou o Serra devem ser o nosso novo (a)  presidente.

Enquete: Dilma ou Serra Vote!

[poll id=”3″]

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
67 comentários
  • Não sei quem vai vencer a eleição de 2010 — eu adoro começar os meus textos com esta frase, hehe, porque imagino a cara de tacho dos que sabiam… —, mas asseguro que os petistas andam muito preocupados. E o debate de ontem, promovido pela Folha e pela Rede TV, ajuda a explica por quê. Vamos ser claros? A candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, está perdida e vive o seu pior momento desde que a corrida começou. Se isso vai ou não se refletir nas urnas, bem, isso eu também não sei. À diferença de alguns coleguinhas espertos (aqueles mesmos que tinham a certeza de que Dilma venceria no primeiro turno com larga maioria…), não tomo a minha percepção do debate como síntese da opinião dos telespectadores-eleitores. Exceção feita àqueles que são fãs do PT e que votam no partido ainda que o candidato seja um poste de bigode, acho difícil que alguém possa dizer que Dilma se saiu bem no embate de ontem. Já o tucano José Serra teve o seu melhor desempenho.

    Uma frase da candidata petista, na fala final, poderia ser um emblema de sua performance: “Farei um governo voltado para a pessoa humana,sobretudo para a pessoa humana, que será respeitada”. Seja lá o que isso signifique, dada a impossibilidade de existir uma pessoa não-humana. Dilma talvez estivesse tentando corrigir posições polêmicas expressas em entrevistas anteriores, como a defesa que fez da descriminação do aborto.

    Serra não tocou no assunto; ela também não. Mas a questão está no ar. Pouco antes do início do debate, a Justiça Eleitoral havia determinado que a PF a apreendesse impressos encomendados por uma setor da Igreja Católica que recomenda que os cristãos não votem em candidatos pró-aborto. Anteontem, petistas haviam constrangido ilegalmente o gerente de uma gráfica (ler acima). E Dilma se vê, então, na contingência de afirmar que vai respeitar “a pessoa humana”. Convenham: chega a ser patético.

    Dilma escolheu ontem dois caminhos: satanizar José Serra, acusando-o de “privatista” — e, parece, ele conseguiu se sair bem do embate —, e atacar a gestão tucana em São Paulo, especialmente na educação e na segurança pública. Huuummm… A privatização como terrorismo eleitoral foi muito eficiente na disputa de 2006, mas, tudo indica — ainda falta muito tempo para a eleição — “não pegou” desta vez. E Dilma, convenham, não ajuda muito. Eu duvido que alguém tenha entendido direito o que ela quis dizer ou a “denúncia” que ela tentou fazer. O ataque à gestão tucana em São Paulo parece ser uma estratégia estranha. Eu duvido que isso a ajude a ampliar sua margem de votos fora de São Paulo. No Estado, esse mesmo discurso foi rejeitado nas urnas. O tucano Geraldo Alckmin venceu a disputa no primeiro turno. Ademais, os números falam em favor do Estado nos dois quesitos, como vocês estão cansados de saber.

    Eu não sei quem vai vencer a eleição de 2010, mas se nota um certo esgotamento da tática petista. Os ataques permanentes ao governo FHC e a louvação exagerada de Lula foram armas muito eficientes no primeiro turno, diante de uma campanha de Serra que não conseguia, isto é evidente, encontrar o tom, perdendo-se num administrativismo minimalista, embora tocasse, sim, em questões sérias e graves da gestão, como a saúde por exemplo. Mas faltavam a voz e a postura do estadista, do governante com uma mensagem. E isso apareceu no segundo turno na campanha eleitoral — que descobriu que quem só apanha perde — e nos debates. E Dilma, que realmente esperava triunfar no primeiro turno, perdeu o rumo. E não o encontrou até agora.

    A saída tem sido reforçar a presença de Lula no horário eleitoral e nos palanques. Faz sentido? Pode até fazer. Ele é seu grande esteio — na verdade, sempre foi o único . Mas isso também contribui para que fique mais evidente o seu real tamanho. Ela não venceu no primeiro turno, mas a vantagem conquistada era grande. É claro que a eleição terminou no dia 3 com um viés pró-Dilma. Hoje, creio, dada a, digamos, imprecisão dos institutos de pesquisa, poucos se arriscariam a cravar o resultado. Dilma está esgotada.

    O que, afinal, o segundo turno trouxe para o primeiro plano? Essa não é a praia dela, não. Pode até ser eleita, mas será sempre uma estranha nesse ninho. No primeiro turno, com dois outros candidatos no embate, ela falava muito menos. A campanha triunfalista de João Santana — que passou a bater pesado — se encarregava de criar a “super-Dilma”. Nos debates, ela fazia suas perguntas a Marina e Plínio de Arruda Sampaio e podia deitar sua sapiência estudada, sem muito risco.

    Um debate de segundo turno é de outra natureza. Aí, por mais ensaiada que a coisa esteja, o risco é gigantesco. Se o adversário souber lidar direito com a lógica do encontro, como fez Serra neste domingo, as coisas podem se complicar, como se complicaram. Os defeitos de Dilma vieram à tona com brutal clareza. Sua arma continua a ser uma só: tentar desmoralizar o governo FHC e exaltar o governo Lula. Ocorre que isso tinha lá sua eficiência nos debates da fase anterior. Agora, pode passar a imagem de pessoa ranheta, prepotente, que está sempre falando mal dos outros.

    Lula vai ter de se desdobrar e entrar ainda mais na campanha. Pode dar certo? É claro que pode. Mas também pode reforçar a suspeita de que Dilma é incapaz de andar pelas próprias pernas e de que alguém assim não pode presidir o Brasil. É uma operação de risco.

    Nos estúdios da Rede TV, o clima entre os petistas, ao fim do encontro, era de velório. Tivessem ido bem, viria a arrogância conhecida. Eles não sabem ganhar ou perder nem um mísero debate. E, nesse caso, não dá para chamar a Polícia Federal.

  • Algo de muito grave aconteceu anteontem e ontem no Brasil. E o que pior: contará com algo pior do que o silêncio cúmplice da imprensa; contará com o seu apoio entusiasmado. Por ordem do ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), milhares de impressos contendo o “Apelo a Todos os Brasileiros” foram recolhidos pela Polícia Federal na gráfica Pana, no centro de São Paulo. Esse apelo foi elaborado pela Comissão de Defesa da Vida da Regional Sul I, da CNBB.

    Trata-se de uma convocação para que os católicos não votem em candidatos favoráveis à descriminação do aborto. A posição do PT e do governo Lula, que incentivam a mudança da lei, é lembrada no texto. O PT recorreu ao tribunal porque considera que se trata de um ataque à sua candidata. Então ficamos assim: a liberdade religiosa no Brasil vale até o limite em que os petistas não se sintam incomodados. Anteontem, um grupo de partidários de Dilma Rousseff, com a cumplicidade de jornalistas, já havia constrangido ilegalmente um representante da gráfica.

    As eleições não suspendem os direitos constitucionais. O processo corre em segredo de Justiça. Segredo por quê? A sociedade tem o direito de saber por que estão sendo violados os Incisos IV e VI do Artigo 5º da Constituição, a saber:
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    A Igreja Católica, ou uma parte dela, os evangélicos e quaisquer outras confissões têm o direito de dizer o que pensam do processo eleitoral e de estabelecer critérios de votos para os seus fiéis — que, de resto, seguem a recomendação se assim o desejarem. A carta censurada pelo TSE segue num post abaixo. Não há uma só linha nela que não corresponda aos fatos. Trata-se, também, de um ato de censura. O texto, ademais, não é anônimo.

    A Universal pode?
    Se você clicar aqui, verá um vídeo do dia 19 de agosto em que obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus, de propriedade do “bispo” Edir Macedo, distribuem panfletos pedindo votos para Marcelo Crivella (PRB), que se elegeu senador, e para Dilma. Trata-se, aí sim, de campanha eleitoral aberta. O material foi impresso na gráfica da Universal, de que Crivella também é bispo. Na prática, pois, trata-se de uma doação provavelmente sem registro, caracterizando abuso do poder econômico e uso, como diria Delúbio Soares, de “recursos não-contabilizados”.

    Macedo, um pró-aborto fanático, concessionário de serviço público (dono da Rede Record), é “dilmista” roxo e já declarou seu apoio à candidata do PT. E tudo pareceu, naturalmente, muito decoroso e muito decente. Já o grupo que não concorda com as idéias de Dilma está proibido de se manifestar. A PF logo chega, por ordem de um ministro do TSE, e leva os impressos embora.

    E Lula pode?
    Num país em que o presidente da República, de modo arreganhado, faz campanha eleitoral e mobiliza a máquina do estado em favor de sua candidata — como evidenciam as multas a perder de vista que recebeu —, é realmente impressionante que uma parcela da Igreja Católica seja impedida de expressar o seu ponto de vista. O documento da Comissão de Defesa da Vida — à diferença dos panfletos em favor de Dilma e Crivella e do discurso permanente de Lula — não pede voto para A ou B. Recomenda que os candidatos comprometidos com a legalização do aborto sejam recusados pelo eleitor. Dilma, como se sabe, não passa nessa peneira. E não passa em razão de suas próprias escolhas.

    A Justiça Eleitoral, no Brasil, assume, às vezes, o caráter de tribunal de exceção. Fico aqui a imaginar o que diria um americano ao saber que um órgão encarregado de regular as eleições pode determinar que a Polícia Federal invada uma gráfica para surrupiar impressos encomendados LEGALMENTE por uma igreja. Trata-se de uma decisão de lesa democracia. E mais não podemos saber a respeito porque o processo corre “em sigilo”. É coisa de ditadura, não de democracia.

    Imprensa e constrangimento ilegal
    Publiquei ontem aqui o vídeo em que petistas intimidam e constrangem ilegalmente o representante da gráfica Pana. Uma verdadeira horda pressiona o homem para que mostre os documentos da encomenda que recebeu, como se ele estivesse imprimindo material subversivo. Lembrou-me o comportamento da TV de Chávez quando ele manda prender os seus adversários: de microfone na mão, repórteres babam seu rancor contra a vítima.

  • Serra é um atraso do PSDB e do país. Tem uma equipe ruim, com apoiadores ruins e que traz toda sorte de desesperos ao debate: aborto, fato de Dilma vir de família húngara, Erenice etc.

    O plano de governo de Serra é pior. É paliativo e superficial. É mentiroso.

    Prometer aumento do salário mínimo fora dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal é uma afronta à Democracia.

    Sou PSDB. Sou AÉCIO. e ME RECUSO a votar em Serra!

  • Basta comparar MEDIDAS TOMADAS durante 8 anos de FHC e 8 anos de Lula.

    Na parte de Economia, é inegável o avanço.

    Quem disser que foi continuísmo, ta errado.

    Serra foi RECHAÇADO nas urnas em 2002 e n foi à toa. O dólar a R$4, dívida enorme e risco país extremo. Toda semana tinha imagem de criança morrendo de fome no Nordeste e inda tinha o PFL defendendo toda sorte de sandice…

    E é o tipo de gente qe Serra traz de novo.

    Dilma em 2010 e Aécio em 2024!

    SERRA e FHC deveriam sumir da política.

  • DESVATAGENS DA PRIVATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA.

    SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS, É QUEM PERDE, POIS TUDO QUE PERTENCE AO GOVERNO A TENDENCIA É SER AVACALHADO, AS VEZES VOCE VAI RESOLVER UM PROBLEMA, E QUANDO CHEGA NO ORGÃO, ESTÃO LÁ DE BRAÇOS CRUZADO, DEIXEI ATÉ AS VEZES DE PAGAR UMA FATURA, POR CONTA DOS GREVISTAS. VEJA BEM, QUANDO A TELEFONIA ERA ESTATAL QUEM É QUE PODIA TER UM TELEFONE? SÓ RICO, E HOJE AS EMPRESAS DE TELEFONIA ESTÃO ESCANCARADA A PROCURA DE CLIENTE, NA VERDADE QUANDO UM EMPRESA ESTATAL SÓ SERVE PRA SER CABIDE DE POLITICO, E DE ROUBALHEIRA, VEJA UM EXEMPLO, QUANTOS COLEGIOS DO GOVERNO ESTÃO SUCATEADO, OS PROFESSORES SEMPRE ESTÃO DE GREVE. E NOS COLEGIOS PARTICULARES QUEM É QUE FAZ GREVE? VEJA OUTRO EXEMPLO QUANDO VECE FAZ UM EXAME MEDICO PELO SUS DEMORA AS VEZES ATÉ UM MES PRA SEBER O RESULTADO, E PARTICULAR NO MESMO DIA,

  • Dilma vai ganhar concerteza!

    vamos eleger a primeira mulher Presidente do BRASIL!

    Dilma vai ficar pra história! Espero que as mulheres reconhecem isso e votem nela.Ela é a mais preparada para o cargo concerteza!
    Pelo amor de DEUS não deixem que o PAÍS afunde de novo com o Serra e o FHC !
    O país custou a melhorar,Lula foi o melhor presidente que nosso país já teve.Foram inúmeras as conquistas tais como : recorde no aumento de empregos,dívida externa paga com o fmi,bolsa família…Hoje as pessoas pobres tem condições de comprar carro,fazer faculdade e ter comida boa na mesa! Quem não vê isso é realmente cego ou burro!
    Com Dilma o Brasil vai continuar melhorando!

    ” Agora é Dilma,é a vez da MULHER “

  • serra só quer ganhar pra vender nossas empresas !

    DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO!
    VOTE DILMA 13!

  • PESSOAL VAMOS VOTAR NO JOSE SERRA A DILMA E DO PT ELA VAI A POIAR CASAMENTO DE VIADO QUER ROUBAR DINHERO DO POVO ENTAO VAMOS COM A cabeça erguida com braços juntos are dia 31/10vote 45 SERRA PRESIDENTE DO BRASI!!!

  • Dilma 13, nem vem com esse Serra que privatiza tudo. O Estado de São Paulo só tem pedágios e impostos mais caros. FORA PSDB.

  • PSDB?????? NEMMMMM A PAU JUVENAL.

  • Dilma sem dúvida, 13 na cabeça! Se ela não der conta na próxima nós bota o Plíneo. O 13 até agora tem trabalhado maravilhosamente bem. Se vacilar nós troca por 50.

  • Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.

    Sendo assim…

    – Aos Suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei.

    – Aos Ingleses, organizados e pontuais..

    – Aos argentinos, chatos e arrogantes.

    – Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.

    – Aos Italianos, alegres e românticos.

    – Aos Franceses, cultos e finos.

    – Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.

    O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou:

    – Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos brasileiros foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos demais povos da terra?

    – Muito bem observado, bom anjo! exclamou o Senhor.
    – Isto é verdade!
    – Façamos então uma correção! De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os demais povos!
    – Assim, o que for petista e honesto, não pode ser inteligente.
    – O que for petista e inteligente , não pode ser honesto.
    – E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.!!!!!!

    Palavras do Senhor !!!.

    Nota de esclarecimento:
    Fico triste quando usam a Internet para espalhar informações que não procedem! Enviaram-me hoje um e-mail dizendo que o sangue do nosso presidente é do tipo A-peritivo, e o dos que votaram nele dele é do tipo O-tário.
    É muita sacanagem e falta de ética passar esse tipo de coisa… Temos que divulgar informações corretas! O sangue do presidente é do tipo B-bum e o dos eleitores AB-estalhados.

    Não esqueça:
    A mentira tem perna curta, língua presa, barba branca e um dedo a menos…

    NÃO VOTEI NO “CARA” E NÃO VOU VOTAR NA “COROA”!!!

  • Alooouuu!!! O Lula só deu continuidade ao governo do FHC. Antes dele, nós sofriamos com a desvalorização da moeda por causa da “louca” inflação. Quem era pobre, era pobre mesmo já quem era rico ficava mais ainda com a especulação dos juros das cadernetas… Já aturei um analfabeto por 8 anos, até aí tudo bem… Mas aturar uma terriorista, sequestradora e sem noção, que vai ser manipulada pela gangue do PT, se fosse só pelo Lula, ainda ia, mas por trás dela vem os maiores LADRÕES do Brasil, Zé Dirceu, Valério, homem dos dolares na cueca e sabe-se lá mais quem???… Por muito menos o Fernando Collor levou um “impeachment” no governo dele. Pensem melhor… Vamos mudar… Quem se aposentou pagando para se aposentar, com o teto do salario do INSS (10 salarios), hoje está ganhando um pouco mais que 3 salários. Quando ia ter um aumento de 6%, o Lula vetou e falou que era um aumento milionário, ninguém merece!!! Então que venha o SERRA!!! Se é para errar, prefiro errar diferente, pelo menos estou tentando…

  • E olha que a Dilma disse que nem Deus tiraria a vitória dela. Será ela e maior que Deus??? Em um passado um dos construtores do Navio Titanic disse que nem Deus afundaria aquele navio… E ele afundou com milhares de pessoas dentro… Cuidado, isso pode acontecer com o Brasil… Pensem bem!!! A Dilma é sem noção e empolgada demais…

  • Olha …A gente sempre fica com medo antes de votar.
    Foi assim com o Lula, foi assim antes dele. MAs isso é normal. Todos nos temos medo da mudança, do desconhecido, do novo. è assim mesmo. Mas precisamos fazer isso com dignidade. Acreditei no Lula e acredito na Dilma. Mas ainda não vejo em seus olhos a preparação necessaria p tamanha responsabilidade. de qualquer forma vejo menos ainda no Serra. Que cada um faça o que achar melhor. e que Deus nos ajude.

  • Desculpe, mas quem acha que o governo pagou a dívida externa esta tremendamente enganado. O que foi feito fio uma manobra digna de cinama. Pagaram o fundo Monetário Internacional USD$ 16 Bilhoes de Dolares, porém esse dinheiro foi levantando através da emissão de títulos da dívida publica. Ou seja, eu Governo, quito uma de minhas externas, mas adquiro outra com o mercado interno, que ao inves de cobrar uma taxa de juros de 5% ao ano como a do FMI, me cobra entre 7% e 8% ao ano. Parece que isso não é nada. Realmente quando pensa-se em uma taxa dessa para o financiamento de um automóvel de uns R$30.000,00, o que se paga de juros é muito pouco. Mas calcule esses 0,2% à mais sobre 16 bilhoes. Você que esta votando no PT, deveria se informar mais. Hoje nossa dívida externa esta na casa do USD$ 245.000.000.000,00. 245 Bilhoes de dolares.

  • bom,olha ai a verdade estar passando hje na teve dilmna nao cumpril o que prometel….averdade tarda mas nao falha…

Deixe seu comentário