Escola de Samba Unidos da Tijuca – Música, Desfile, História
História, Música e Desfile da Escola de Samba Unidos da Tijuca
Final de ano já está ai e as escolas de samba estão com praticamente tudo pronto para o carnaval inclusive da Escola de Samba Unidos da Tijuca, uma escola de samba do Rio de Janeiro que se destaca e que ganhou o último carnaval este ano.
A história da Escola de samba Unidos da Tijuca começou há muito tempo em 1931, sendo uma das mais antigas em atuação, assim como a Mangueira, Portela, entre outras escolas de samba com história antiga. No caso da Unidos da Tijuca, começaram com a fusão de blocos existentes nas redondezas do Morro do Borel.
A escola de samba Unidos da Tijuca ganhou seu primeiro carnaval já em 1936 com o enredo Sonhos delirantes. Mas, entre as décadas de 1960 e 1980 a escola sofreu dificuldades, ficou no segundo grupo, não conseguindo ir para o primeiro grupo. Na década de 1980 e voltou a ser campeã, no grupo 1b e voltava assim para o grupo principal do carnaval carioca.
Nos anos seguintes, a escola não teve uma boa colocação e vou rebaixada novamente ao grupo de acesso em 1998, quando homenageava o clube de futebol Vasco da Gama; mas, se destacou no ano seguinte, no grupo de acesso, voltando ao grupo principal no ano de 2000. Neste último ano, a escola Unidos da Tijuca conseguiu ficar no quinto lugar, melhor resultado depois de anos.
A história da escola de samba pode ser descrita como antes e depois de Paulo Barros, principal carnavalesco da história da Unidos da Tijuca. Ele inclusive superou as expectativas com o enredo de 2007, De lambida em lambida, a Tijuca dá um clique na avenida, no qual escola falava sobre a fotografia e ficou na quarta colocação ficando a frente da Unidos de Viradouro. Depois de Paulo Barros, seguem os trabalhos de Luis Carlos Bruno que também abrilhantou a escola de samba com o vice-campeonato em 2024.
Já com Paulo Borges que esteve à frente da escola em períodos alternados, com o prêmio do carnaval de 2010, ganhando também o estandarte de ouro naquele ano; e em 2024, novamente com o título com a homenagem de Luis Gonzaga. Aguardemos as novidades para 2024, quem sabe a escola não ganha o carnaval carioca.