Estado de Carajás – Capital, Sigla e Cidades
Carajás Estado – Sigla do estado de Carajás, Capital e Cidades
Cidades do novo estado de Carajás – O estado do Pará está para ser dividido em 3, caso esse projeto seja aprovado. Dos dois novos estados que surgiriam, um deles seria o estado de Carajás. Essa seria uma nova unidade federativa do Brasil, proposta pelos separatistas, que acreditam que essa seria uma solução para os baixos índices de desenvolvimento na região, obtendo assim mais atenção política. Carajás seria o 9° maior estado brasileiro com 1,412 milhão de habitantes e 289.799 km² de área, um terço do atual estado do Pará.
Os separatistas argumentam que o estado do Pará é muito grande, por isso o poder público não chega a áreas onde mais se precisa da atuação do governo. Já foi aprovado o plebiscito para a criação do estado de Carajás, que contará com participação dos moradores dos 39 municípios.
A provável capital de Carjás será Marabá e a sigla do estado de Carajás provavelmente será CA.
As cidades que farão parte do estado de Carajás serão: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapú, Banach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Camarú do Norte, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’arco, Piçara, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Fêlix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí, Xinguara.
A Região possui baixos índices sociais e precisa realmente de atenção. Agora, se a separação é o melhor a se fazer, é a população que irá dizer isso com o voto nas urnas.