Estomatite infantil – Tratamento, Causas, Sintomas

Causas, Sintomas e Tratamentos de Estomatite Infantil

estomatite-infantil

É difícil ver uma criança doente, não é mesmo? Ainda mais para pais. Saiba que muitas doenças que parecem ser típicas de adultos podem acometer também crianças. É o caso da estomatite que é muito comum entre as crianças.

Diferente do que se pensa a estomatite não é a inflamação do estômago, mas é uma inflamação da boca, causada por um vírus (Herpes simples, com o HSV1 ou pelo Coxsakie) é muito frequente nas crianças e cujos sintomas são os mais sentidos porque causam febre, irritabilidade e falta de apetite.

Após 5 dias de contato com o vírus, começam a surgi uns sintomas que podem ser confundidos com outras doenças: mal-estar, falta de apetite, dificuldade para engolir ou dor para engolir sólidos e até líquidos e febre. A não ser quando o quadro se agrava que o diagnóstico realmente fica mais evidente. Aparecem na sequência, em forma de pequenas bolhas ou aftas na boca de até meio centímetro de diâmetro e muitas vezes bastante dolorosas r até sangrando. Estas aftas ou feridas causam agravação de sintomas como mau hálito e até aparecimento de gânglios no pescoço.

Esse quadro leva até 10 dias para sua total recuperação (se não houver complicações) e não é raro esse quadro se repetir algumas vezes, durante a vida de quem teve essa primeira infecção. Por mais simples que possa parecer o quadro, os pais devem ser orientados por um médico para o melhor tratamento.

Como a estomatite infantil é causada por um vírus, não podem ser receitados antibióticos, só no caso de uma possível infecção bacteriana. No caso da criança com estomatite, por ser uma doença altamente contagiosa, a criança deve ficar em casa, evitando o contato com outras crianças.

Mas, há algumas dicas que podem ajudar a aliviara dor e o mal-estar provocado pela estomatite. Ofereça líquidos para a criança, assim evita-se a desidratação e também porque é mais difícil de comer. Ofereça também alimentos mais pastosos para a criança doente que não vai conseguir engolir os alimentos sólidos. Uma boa higiene bucal pode até ajudar a aliviar a dor, com uma higiene básica de escovação, o que vai evitar também a proliferação das feridas. E também o tratamento com medicamentos que serão receitados pelo médico. Com calma e orientação essa doença pode ser uma dor de cabeça menor para os pais preocupados.

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário