Faringite e Amigdalite – Tratamentos e Sintomas
Sintomas e Tratamentos de Faringite e Amigdalite
É só mudar de clima que a sua garganta já reclama com aquele “hahan” irritante Ou com uma tosse seca chata que te irrita? Você pode estar com uma amigdalite ou faringite.
Os sintomas de faringite e amigdalite são bem parecidos da amigdalite e da faringite, mas creio que da faringite é muito mais complexo, pois pode ter duas fontes de transmissão: um vírus ou bactéria.
A faringite é uma inflamação na garganta (faringe) e pode ser de origem viral (por exemplo, de um resfriado comum, gripe etc.) ou de origem bacteriana e até por doenças sexualmente transmissíveis. A faringite viral não apresenta nenhuma secreção na garganta, diferente da bacteriana; pode dar a viral uma febre baixa ou ausência desta. Já a bacteriana costuma dar febre de leve à moderada.A faringite caracteriza por uma inflamação na mucosa que reveste a faringe e, dependendo da gravidade, estende-se até as amídalas, causando a faringoamigdlite. A porta de contaminação é via oral, através de saliva que as pessoas podem eliminar através da fala, tosse, espirro etc.
A faringite viral é mais comum no outono e inverno principalmente, pois as pessoas estão mais próximas devido as baixas temperaturas. Esta tem como principais sintomas quadro febril (ou não), mal-estar geral, ardor na garganta e dor ao engolir. Ao examinar a garganta o médico observa uma coloração vermelha intensa. Já na faringite bacteriana, além dos sintomas acima mencionados, também apresenta muito comumente, febre moderada a lata, entre 38,5 a 39,5 graus, náuseas e até vômito. Em alguns casos, dores de cabeça e dor abdominal.
O tratamento para faringite, como no caso de febre, são indicados medicamentos antitérmicos e analgésicos. A necessidade de repouso dependerá do estado geral do paciente. No caso do tratamento da faringite bacteriana, é comum o uso de antibióticos. Por isso, a necessidade de passar sempre no médico que indicará o melhor tratamento.
Já a amigdalite é uma inflamação das amígdalas que, assim como a faringite, pode ter origem viral ou bacteriana. A amigdalite é mais comum na infância, mas pode acontecer em jovens e adultos. Ela é comum, pois a amígdalas têm a função de impedir infecções no trato respiratório, mas esta não é estéril, sendo colonizada por um grande número de microorganismos. O crescimento anormal desses microorganismos ou a invasão de microorganismos externos leva à infecção.
Os sintomas da amigdalite são idênticos os da faringite e o tratamento é semelhante, com o uso de antitérmicos (no caso de febre), analgésicos e antibióticos.
Sendo uma ou outra doença é recomendado sempre procurar um médico para melhor orientação.