Fim da Declaração Imposto de Renda Pessoa Jurídica até 2024
Até 2024 chegará ao fim a Declaração Imposto de Renda PJ
O Governo Federal anunciou o fim da Declaração Imposto de Renda Pessoa Jurídica até 2024, além da extinção desta declaração, mais sete documentos devem ser extinguidos. Para muitos especialistas a Declaração de IR Pessoa Jurídica era simplesmente um documento desnecessário, pois a Receita Federal já tinha as informações dos dados contidos no documento, e não há por que exigir que o contribuinte informe dados que já foi informado antes.
Segundo informações, algumas empresas acabavam gastando mais de 200 horas de trabalho por ano só elaborando a Declaração de Imposto de Renda, que era uma das principais declarações entregues a Receita Federal todos os anos. O fim de tal declaração diminuirá também a carga sobre os especialistas da Receita Federal responsáveis pela analise das mesmas. Segundo o Governo, haverá também simplificação do PIS/Cofins.
Tudo isso será feito para se fazer cumprir as promessas da Presidenta Dilma Rousseff, em sua posse, que garantiu que iria simplificar a carga tributária do país. A informações foram bem recebidas pelas empresas privadas e instituições, assim como todo o segmento tributário privado.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o atual secretário da Receita Carlos Barreto, declarou que não havia por que a Receita continuar exigindo das empresas que declarassem informações que já eram recebidas através dos sistemas que compõem a fiscalização da Receita Federal, tais como notas fiscais, sistemas eletrônicos e Sped.
Ainda segundo informações concedidas pelo Secretário Carlos Barreto, já a partir da próxima semana a Receita deve começar a limpar dados como os da DIF-Bebidas, que contem informações referentes ao comercio e produção de bebidas como refrigerantes e cervejas.
Perguntado sobre o quanto essa decisão do fim da Declaração Pessoa Jurídica pode representar para a redução tributária, o Secretário afirmou o obvio, “Que assim haverá mais espaço para intensificar as fiscalizações e analise dos outros dados recebidos”.