HPV Sintomas e Tratamento
Quais são os sintomas e tratamento de HPV
Para quem se preocupa com a saúde, ainda mais as mulheres sexualmente ativa tem receio de alguns problemas de saúde, entre eles o HPV. Esta é uma doença sexualmente transmissível que tem aumentado a incidência entre as mulheres brasileiras.
A principal preocupação a esta doença é que ela é a causadora em 95% dos casos de Câncer de colo de útero. Mas, não é somente via sexual que acontece a transmissão podendo ser transmitida por meio de roupas íntimas, instrumento cirúrgico mal esterilizado e contato com pele com pele de uma pessoa com uma verruga (um dos sintomas) e com a pele de uma pessoa que não tenha HPV.
Através das mucosas com feridas pode haver contato inclusive entre a mulher e para homem que pode transmitir a HPV para outra mulher e o contato pode ser feito através dos três tipos de sexo: oral, vaginal e anal.
Já o diagnóstico da HPV é sempre difícil já que o vírus permanece adormecido e somente se manifesta quando há uma queda drástica da imunidade o que é bem comum em muitas doenças sexualmente transmissíveis. Quando visível, aparecem verrugas nas regiões íntimas, mas que é importante uma avaliação de um ginecologista para fechar o diagnóstico. Mas, a confirmação da doença é feita por meio do Papanicolau, colposcopia e biópsia. Isso tudo acontece nas mulheres, já nos homens, o diagnóstico é mais complicado. No caso da parceira do homem ter a doença, o homem tem que procurar um médico urologista e verificar a doença através de exames específicos. No caso dos exames, o mais conhecido entre as mulheres é a Colposcopia quando se faz um exame aprofundado da vagina e seu interior; e nos homens, a peniscopia, feito no pênis. Há ainda a vulvoscopia, na vulva e a anuscopia, feita no ânus. O material é recolhido e analisado no laboratório e para garantir, muitos médicos pedem exame de HIV para descartar outras hipóteses de doenças sexualmente transmissíveis.
Quanto ao tratamento, hoje há vários tano os medicamentosos como aplicações de laser direto nas lesões através de uma cauterização. Por isso, tendo dúvidas o recomendável é sempre procurar ajuda e orientação médica.