Infecção Urinária – Sintomas, Tratamento, Prevenção
Dicas e informações sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção de Infecção Urinária
A Infecção Urinária é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do trato urinário. Ela acomete principalmente as mulheres, pois estas tem a uretra menor que os homens e, portanto, as bactérias tem acesso mais curto à bexiga. A principal causa para a infecção urinária é a bactéria Escherichia Coli (E.Coli) que atua de forma benéfica no trato intestinal, mas quando em contato com o sistema urinário torna-se nociva e causam bastante sofrimento ao paciente.
Há dois tipos de infecção urinária: o tipo mais comum é conhecido como cistite (infecção da bexiga) e o outro tipo é a pielonefrite (infecção renal) é o tipo mais grave.
Os principais sintomas da infecção urinária são no caso da cistite: dor ou ardor ao urinar; necessidade frequente de urinar com pouca eliminação de urina; dor na uretra, dor na pélvis; algumas vezes, pode apresentar febre baixa e a presença de sangue na urina. Já na pielonefrite, os sintomas mais comuns apresentados costuma ser dores nas costas, na altura dos rins, febre alta, calafrios e náuseas.
O tratamento deve ser indicado pelo médico após a detecção de infecção urinária por meio de exames de urina. Neste caso, somente o médico pode indicar a medicação correta e a duração do tratamento. É importante que o tempo do tratamento seja respeitado e seguido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.
Existem alguns cuidados importantes que ajudam na prevenção da infecção urinária: cuidados com a higiene pessoal, evitar o transporte de bactérias da região anal para a uretra; para isso, as meninas precisam ser orientadas desde cedo quanto à higiene de frente para trás sempre que usarem o banheiro; lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro; durante o período menstrual, os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias; ingerir bastante água, pelo menos 2 litros por dia; não reter urina por longos períodos, o ideal é urinar a cada duas ou três horas; para as mulheres que apresentam pielonefrite (infecção renal), recomenda-se ingerir água antes e depois da relação sexual, para que, após o ato, esvazie a bexiga o quanto antes. Com este procedimento simples, as bactérias que podem ter entrado pela uretra sejam expelidas.
Com estes cuidados, a infecção urinária pode ser consideravelmente reduzida o seu risco. Mas, havendo dúvidas ou sentindo algum sintoma, procure um médico.