Nota Cidadã – Cadastro, Consulta Saldo
Como fazer seu cadastro e como consultar seu saldo na Nota Cidadã
A Nota cidadã é uma iniciativa do Governo Federal que vem sendo implantada em diversos municípios e que muitos cidadãos gostam do mesmo (principalmente pelos descontos gerados). Essa nota é comumente chamada de Nota Fiscal eletrônica.
Para quem não conhece a mesma, a nota fiscal eletrônica uma forma mais prática e simples nota do que a versão impressa, mas que oferecem maior praticidade e opções para os consumidores. A nota cidadã ou eletrônica foi criada com a intenção de facilitar a vida do contribuinte (por isso chamada de Nota cidadã).
A nota fiscal eletrônica também tem o objetivo de ser ecologicamente correta, já que há uma redução da emissão de papel (diferente das notas fiscais impressas). Além disso, a nota fiscal eletrônica também disponibiliza benefícios de descontos, o que é um grande atrativo para os contribuintes, além de ouros descontos, como por exemplo, o desconto no IPTU que é gerado a partir de créditos. Os créditos gerados são resultado das compras feitas que gerem créditos na nota fiscal cidadã ou eletrônica. Por isso, quanto mais você compra, mais créditos são gerados. Mais tarde, se você quiser, pode usar esses créditos para desconto no IPTU, por exemplo. Ou estes créditos são gerados automaticamente em sua conta bancária.
A principal dúvida quanto ao uso da Nota fiscal eletrônica é quanto à possibilidade de imprimir a nota fiscal digital. Há essa possibilidade sendo o primeiro passo acessar o site oficial da nota fiscal eletrônica (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx), clicar em “Consulta completa”, fornecer a chave de acesso de sua nota fiscal e, terminando a consulta, imprimir a nota fiscal eletrônica.
A emissão da Nota fiscal pode ser efetuada através de um software disponibilizado pela SEFAZ, que pode ser baixado através do site da SEFAZ. Acesse o site da SEFAZ do seu estado e confira a disponibilização desse software. Outra maneira de emitir a nota fiscal cidadã é através de uma empresa autorizada a emitir a Nota fiscal eletrônica. Mais informações acessem o link acima.