Piso Elevado – Prós e contras
Dicas e informações sobre os prós e contras de se ter um piso elevado
Quer decorar sua casa? Ou a está construindo? Para isso é necessário primeiro fazer o piso e se sua escolha é o piso elevado, saiba os prós e contras dessa escolha.
O piso elevado é um tipo de piso que está sendo muito usado em CPDs e escritórios e este modelo de piso eleva o piso de um determinado ambiente em alguns centímetros, por exemplo, de 15 a 20 cm formando assim, um espaço para que possa ser usado como passagem de cabos de dados, redes de internet e elétrica e outros acessórios do escritório como ar condicionado ou as tubulações de água gelada para refrigeração.
O piso elevado também aceita a maioria dos acabamentos de piso que já existem no mercado, como carpete, assoalho e laminado melamínico. Há vários tipos de piso elevado: piso de ardósia, concreto celular moldado in loco, Plásticos especiais, placas metálicas, entre outros.
Piso elevado de Ardósia são placas de pedras que tem como desvantagem o alto peso e algumas irregularidades no acabamento causando aquelas junções imperfeitas entre uma placa e outra. O piso elevado é feito de um concreto composto por uma massa leve vertida sobre formas de PVC, gerando um espaço aproveitável para infraestrutura do ambiente e apresentando um piso com ótimo acabamento e requinte. O piso de concreto pode ter a desvantagem que é a pouca altura conseguida, até 0,15 cm e impossibilidade de reaproveitamento.
Já o piso elevado de Plástico especial são blocos de material plástico antichamas ou auto-extinguível, os mesmo são colocados diretamente em cima da laje de concreto. Estes modelos de piso são imunes à corrosão, sendo uma vantagem em relação aos outros tipos. A desvantagem é que não podem ser aplicados sobre lajes desniveladas muito irregulares, pois não tem opção de regulagem.
Temos também modelos de piso elevado com placas de metal com medida aproximada de 0,60×0, 60 cm, estas placas possuem reforço estrutural, as mesmas ficam apoiadas sobre pedestais reguláveis. Com esta opção de piso é possível uma elevação de até 0,90 cm e são fáceis de reaproveitar. Também podem ser mais fáceis de abrir na hora que precisar fazer trabalho de manutenção, essas são as vantagens. As desvantagens são a forte oxidação (quando aplicadas em locais sujeitos à umidade, como ambientes ao nível ou sob o solo, ou a proveniente da condensação provocada pelo ar condicionado).
Atualmente tem-se usado o piso elevado para insuflar ar refrigerado, pelo melhor desempenho térmico e pelo custo menor com dutos, Mas, devem-se ficar atentos, pois existem alguns problemas que devem ser considerados de acordo com o tipo de piso elevado escolhido, como a condensação com equipamentos automáticos de combate a incêndios e as desvantagens de cada tipo de piso. Por isso, veja o melhor modelo para o seu ambiente, saiba os prós e contras e de preferência aquele que tenha as menores desvantagens.