Pragas urbanas que transmitem doenças perigosas
Há uma série de pragas urbanas que transmitem doenças perigosas, direta ou indiretamente, e que convivem conosco no nosso dia a dia. Algumas delas são tão comuns que passam despercebidas e esquecemos que elas podem colocar nossa saúde em risco.
Abaixo, apresentaremos algumas delas e falaremos sobre as doenças que elas podem transmitir. Portanto, continue sua leitura para saber mais sobre elas!
Carrapatos
Os carrapatos transmitem doenças ao hospedeiro (que pode ser um animal ou um ser humano) através de sua picada. E ele pica para se alimentar, porque faz do sangue o seu alimento.
Portanto, ele sempre buscará alguém ou algum animal para fazer nele morada, podendo transmitir doenças a todos eles.
Uma das doenças que essa praga urbana transmite é a doença de Lyme, causada pela bactéria Borrelia burgdorferi.
Os carrapatos se contaminam com ela quando picam animais doentes. Consequentemente, transmitem-na ao seu hospedeiro quando o mordem.
Inicialmente, a doença apresenta sintomas brandos, mas incômodos, como febre, calafrios, dores musculares, dores de cabeça, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos.
Entretanto, se não for tratada a tempo, após meses ou anos, a doença se torna crônica, causando problemas neurológicos, fadiga e artrite.
Outra doença séria que os carrapatos podem causar é a febre maculosa, doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Assim como a doença de Lyme, o carrapato se infecta com a doença após morder um animal contaminado.
Após adquirir a bactéria, todos os animais ou pessoas que ele picar estarão sujeitos a desenvolver a doença.
Depois da picada, a pessoa infectada começa a sentir sintomas em 3 a 5 dias, como erupções cutâneas, dores abdominais, náuseas e vômitos.
Quando o tratamento demora, ela progride, causando complicações sérias, como insuficiência renal, problemas respiratórios, problemas neurológicos, coagulação intravascular disseminada (CID). Em casos mais graves, ela leva à morte.
Formigas
Outra das pragas urbanas que transmitem doenças perigosas, são as tão comuns e pequenas formigas.
Na verdade, elas não transmitem a doença direta, mas indiretamente. Isso porque elas andam por locais sujos e contaminados com diversos microrganismos.
Ao passar por eles, depois andar pela sua casa, sua mesa e, algumas vezes, por sua comida que não foi armazenada corretamente, ela acaba contaminando essas superfícies.
Assim, a partir da ingestão de alimentos contaminados, as pessoas podem sofrer intoxicação alimentar.
Mosquitos
Os mosquitos causam uma série de doenças com suas picadas, algumas delas muito conhecidas. Por exemplo, dengue, malária, Zika, febre amarela e Chikungunya.
Como eles estão por toda parte, é fundamental adotar medidas preventivas, antes que causem infestações e coloquem muitas pessoas em risco.
Por exemplo, utilizando repelentes, telas de proteção em casa, vacinando e eliminando água parada dos recipientes.
Pulgas
Além de causarem muito desconforto aos pets, as pulgas são pragas urbanas que transmitem doenças perigosas a eles e aos humanos.
Por exemplo, a peste bubônica, o tifo murino, a mirmecologia e a tungíase, mais conhecida por bicho de pé.
Há muitas formas para controlar as pulgas, que incluem o uso de antipulgas nos pets, oferecer a eles remédios antipulgas e cuidar do ambiente em que eles vivem, deixando-o limpo e higienizado.
Como prevenir contra pragas urbanas
Agora, você percebeu como as pragas que convivem conosco no dia a dia, por menor que sejam e por mais inofensivas que pareçam, são perigosas.
Para eliminá-las, evitar infestações ou que elas apareçam no local, há apenas uma medida efetiva: o controle de pragas.
O procedimento, realizado por empresa especializada como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, trata o local quimicamente, matando as pragas que se encontram ali e evitando que outras apareçam.
Além de muito eficiente, ele é durável e espanta não só esses, como qualquer tipo de pragas urbanas que transmitem doenças perigosas!