Ração para filhote de pastor alemão
Qual a melhor ração para você alimentar o seu filhote de pastor alemão
Quando se têm um filhote de pastor alemão os cuidados necessários para que ele tenha uma boa alimentação são fundamentais no seu crescimento.
Durante esse período os filhotes mamam em um espaço de tempo de 2 a 3 horas, e continuam dormindo durante o restante do tempo. A mãe geralmente sai do berço apenas para poder alimentar-se e fazer outras necessidades. O dono dos animais deve observar as ações da mãe e dos filhotes, e intervir somente em casos precisos.
O pastor alemão é um animal que cresce com muita rapidez, podendo chegar a 30 kg em apenas um ano contando a partir de seu nascimento. Um filhote de pastor alemão pode comer de duas a três vezes mais que o necessário caso seja oferecida comida demais, podendo assim causar problemas intestinais, obesidade e outros problemas. Entre 55 a 60 dias contados a partir de seu nascimento deve-se alimentá-lo com uma “papinha” feita com ração (para filhote preferencialmente) e água ou leite misturados por dia, o ideal é que seja oferecida aos poucos para que o filhote se acostume.
A partir dos 40 dias de vida coloque uma porção de ração seca no canil, dessa forma os filhotes irão se acostumando com a ração pura.
Depois que os filhotes completam quarenta dias de vida, a mãe não os deixa mais mamar em seu seio, mas é preciso mantê-la perto dos filhotes, não separe os filhotes da mãe antes que completem 60 dias de vida, pois antes disso a mãe é fundamental para educar os filhotes.
É importante também vacinar os filhotes de pastor alemão com a primeira dose da vacina óctupla com os 55 dias de vida, pois isso irá prevenir que a imunidade materna interfira na imunidade da vacina, quando os filhotes atingem os 60 dias podem ser retirados do seu ambiente
Com essas medidas o filhote de pastor alemão irá crescer forte e saudável.