Rosas – Como Cultivar
Qual a melhor forma de você cultivar as suas rosas
Para que as rosas tenham um bom resultado, é preciso saber como cultivar. De preferência, deve ser em um local ensolarado e bastante arejado, para que as plantas possam ter um desenvolvimento melhor, ou seja, para que não sequem e morram. A roseira precisa, no mínimo, de seis a sete horas de banho de sol, e a luz deve ser de forma direta. Uma dica é que seja escolhido um local bastante arejado para que os fungos não se proliferem nas folhas e nas flores. Esse alerta é mais direcionado as regiões mais chuvosas, ou seja, que não tem tanta presença de luz solar.
Logo após o plantio das mudas de rosas, estas devem ser regadas. Esse processo vai até a primeira floração. Lembre-se de regar sem exagero, para que não haja tanto atrito entre a planta e a água. Inicialmente, as roseiras devem ser regadas todos os dias, moderadamente, depois apenas uma vez por semana, durante o inverno e duas vezes por semana durante o período de seca. Em épocas mais chuvosas pode-se cancelar o uso diário de água.
A poda pode ser feita após o primeiro plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto.
O solo é o quesito mais importante na hora de cultivar uma roseira. Com o solo adequado, a plantas serão saudáveis, assim como as rosas na época de floração. Escolha um solo propício e bons adubos, pois nem todos são adequados para as rosas.
Para não cometer erros quando for cultivar rosas, lembre-se de não usar água em excesso. A planta deve ser regada adequadamente, mas com moderação. Lembre-se também que é importante escolher um local arejado, com bastante luz solar, solo adequado e adubos de qualidade. Além disso, é sempre bom observar a produção de fungos ou lagartas nas folhas, para não comprometer as rosas no momento de floração.