Saúde e Segurança Ocupacional
Dicas sobre a Segurança Ocupacional e a Saúde Ocupacional
Como é de costume, hoje em dia muitos dos brasileiros desconhecem alguns de seus serviços, benefícios ou direitos e por esses e outros motivos acabam que por não tendo melhores condições por não conhecer os diversos direitos que tem em suas mãos.
Para quem não conhece a saúde e segurança ocupacional é um setor na qual a finalidade é a saúde a segurança a melhor condição de vida do trabalhador em seu ambiente de trabalho. A grande finalidade da saúde e segurança ocupacional é proteger e dar melhores condições de trabalho a empregados, clientes, fornecedores públicos em geral e também os diversos trabalhadores que por um ou outro motivo possa ser prejudicado pela má condição de seu ambiente de trabalho. Esse sistema é acompanhado de perto através de normas e leis nacionais e também através de convenções internacionais da tão conhecida Organização Internacional do Trabalho.
Esse sistema no qual também podemos chamá-los de um direito ao trabalhador procura exigir o máximo as suas normas para que jamais trabalhador possa ser afetado pelas condições de ambiente de seu trabalho. O simples e básico desse sistema é procurar operar preventivamente, de forma, que venha a acabar com riscos e pacificar uma ótima cultura de organização e harmonia no ambiente de trabalho, dessa forma, ajudando aos trabalhadores, clientes e empregadores.
Esse processo deve obter sucesso seguindo algumas metas de saúde e segurança ocupacional, nos quais são:
- Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos
- Estrutura e responsabilidade
- Treinamento, conscientização e competência
- Consulta e comunicação
- Controle operacional
- Prontidão e resposta a emergências
- Medição de desempenho, monitoramento e melhoria