Temas de Redação da Fuvest

Confira os últimos temas de redação da Fuvest

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Na Fuvest 2000, a polêmica do momento era um projeto de lei do Congresso que regulamentava o uso de estrangeirismos. O estudante era convidado a mostrar sua opinião sobre o assunto.

Os textos da coletânea da proposta de redação da Fuvest 2001 abordavam o crescimento do neonazismo e do neofascismo, além de oferecer pontos de vista sobre o assunto. O vestibulando deveria tratar o assunto em uma dissertação.

Em 2002, o candidato teve de escrever sobre os valores de pessoas que foram responsáveis por sua formação, como pais, professores, líderes religiosos e políticos. A proposta pedia uma avaliação da postura e sugeria que o vestibulando escrevesse com liberdade e crítica.

Com o apoio dos três textos apresentados, escreva uma dissertação em prosa, na qual você deverá discutir manifestações concretas de afirmação ou de negação da auto-estima entre os brasileiros”, pedia a dissertação da Fuvest em 2003.A Fuvest 2004 pediu uma dissertação em prosa, na qual o candidato deveria apontar diferentes concepções do tempo abordadas na coletânea de textos. Depois ainda era necessário argumentar em favor de um dos conceitos, mostrando os motivos de sua identificação com um dos textos.

O tema de redação da Fuvest 2005 foi a ‘descatracalização da vida’. Naquele processo seletivo, a banca pediu a posição dos estudantes sobre uma manifestação artística que questionava os obstáculos e as restrições cotidianos.

A coletânea de textos da Fuvest 2006 abordava o trabalho. O candidato tinha de ser capaz de relacionar um texto sobre o conceito de trabalho, outro sobre as condições trabalhistas no mundo contemporâneo e um terceiro, sobre a obra artística.

“A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. (…) O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto?”,dizia a proposta de dissertação do vestibular 2007 da USP (Universidade de São Paulo).

No vestibular da Fuvest 2008, a banca da Fuvest cobrava que o candidato se posicionasse a respeito do mundo digital e da quantidade de informações disponíveis na internet.

No vestibular 2009, a Fuvest cobrou conhecimentos sobre fronteiras de forma ampla: “Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente, quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc.”, dizia a proposta

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