Teste Do Bafômetro – Fazer ou Não Fazer?
Dicas e informações se você deve fazer ou não fazer o teste do bafômetro
Hoje em dia podemos conferir e saber todas as leis da constituição brasileira. As leis são diversas e muitas e a cada dia podemos saber quais as novas leis foram implantadas através de jornais, programas de TV e outras fontes. Uma das leis é o famoso Teste do Bafômetro que é um dos artigos que integram o Código de Trânsito Brasileiro.
O Teste do Bafômetro é um simples testes de alcoolemia que irá comprovar ou não se o indivíduo está sob condições físicas de dirigir, ou seja, através deste teste será decretado se você está sob o efeito de bebidas alcoólicas. O teste é bastante simples e fácil de ser feito, com apenas um aparelho no qual o indivíduo irá colocar a sua boca em uma espécie de tubo e irá assoprar até que possa ser medida a quantidade de álcool encontrada em seu sangue.
Um grande problema em relação ao Teste do Bafômetro, são aquelas pessoas que se recusam a fazer o teste, ou seja, não querem criar provas criminais contra si próprias, mais este é um artigo prevista na constituição brasileira, confira abaixo, o que diz o artigo N° 8:
1. (…)
2. Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se comprove legalmente sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:
a, b, c, d, e, f, (…)
g. direito de não ser obrigado a depor contra si mesma, nem a declarar-se culpada.
A pergunta é simples e fácil: “Fazer ou não fazer o Teste do Bafômetro?”. Apesar do artigo citado acima caso você se recuse a fazer o Teste do Bafômetro à autoridade presentes no momento irá levar em conta que você está sob o efeito de bebidas alcoólicas e poderá em caminhá-lo até a unidade da polícia do mesmo. Resumindo, caso se recue a fazer o teste você será encaminhado a Delegacia de Polícia e terá de prestar contas juntamente com o delegado responsável pela mesma.
Caso você esteja sob o efeito de bebidas alcoólicas e se recuse a fazer o Teste do Bafômetro é bom começar a se prevenir e logo encaminhar um advogado de defesa a sua disposição, pois dependendo da circulação de álcool que for encontrada em seu sangue, a pena poderá ser grave ou até mesmo resultar numa multa bem alta.