Tétano – Sintomas, Tratamento, Prevenção
Tétano – Conheça a doença
O que é o tétano: Trata-se de uma doença causada por uma determinada toxina, que é produzida pela bactéria Clostridium tetani. É uma enfermidade infecciosa de gênero grave e não é contagiosa.
A bactéria causadora do tétano é encontrada em fezes, nas plantas, na terra e em objetos. É transmitida por meio de vias de acesso ao organismo, como arranhões, cortes, mordidas, entre outros ferimentos.
Sintomas do tétano: O principal componente do corpo atacado pela toxina que a bactéria produz é o sistema nervoso central. A doença dá ao doente alguns sintomas como: rigidez dos músculos do corpo (em especial na região do pescoço), dificuldade para engolir e abrir a boca, entre outros sintomas.
Os problemas ocorridos nos músculos podem atingir o sistema respiratório do paciente, pondo-o em situação de risco e podendo levá-lo ao óbito.
Tratamento do tétano: O tratamento da doença é feito com a administração de alguns medicamentos, como antibióticos, relaxantes musculares, sedativos e imunoglobina antitetânica. Na falta da última opção, é usado o soro antitetânico.
Prevenção do tétano: Para prevenir a doença, existem tanto os cuidados básicos, como existe a vacina para o tétano.
A vacina tríplice deve ser tomada por crianças com idade até cinco anos. A partir dessa idade, a vacina deve ser dupla e é recomendada também para os adultos. Também vale lembrar que, a cada dez anos, deve ser tomada uma dose de reforço da vacina, para que o indivíduo tenha imunidade garantida contra o tétano.
Entre os cuidados básicos para prevenir a doença, estão os seguintes:
Limpar bem os ferimentos para evitar a penetração da bactéria no organismo. A higienização deve ser feita de forma cuidadosa, com água e sabão.
Manter as vacinas em dia, inclusive as doses para o reforço da proteção. A regularidade da proteção deve ser respeitada também pelos adultos, que muitas vezes ignoram os cuidados com a saúde.
A bactéria pode ser encontrada em diversos ambientes, não apenas em objetos enferrujados.
Vale lembrar que o tétano é uma doença grave, que pode levar à morte. Portanto, em caso de suspeita ou situação de risco, consulte um médico imediatamente.