Tipos de Depressão – Sintomas
Quais são os Tipos de Depressão e Sintomas
Depressão é um transtorno psiquiatrico, onde o paciente se sente melancólico e triste. Ela é uma doença comum porém séria e é recomendado um tratamento, afinal não é só um pensamento positivo que irá melhorar.
A depressão é uma doença do organismo que afeta o físico, o humor e até mesmo o pensamento do paciente, alterando o jeito da pessoa ver o mundo e ver a realidade, manifestando emoções intensas. Também é recomendado a prática de exercício físico, viagens, passeios e outros exercícios exóticos.
Classificação da Depressão
Primária: não tem causa
Secundária: causada por doenças físicas ou medicamentos
Genética: causada por uma herança de um membro da família
Unipolar: não há manias
Bipolar: quando há sintomas intercalados e manias
Leve ou grave: de acordo com o tamanho da gravidade dos sintomas e o grau da doença
Tipos de Depressão
Depressão menor ou distimia: desordem que dura em média 2 anos em pessoas adultas, ocorrendo uma síndrome depressiva sem prazer.
Depressão reativa ou secundária: causada por estresse, doenças ou uso de drogas.
Depressão maior ou unipolar: não é causada por estresse ou patologias. Geralmente é por causa de fatores genéticos ou coisas mais graves, impedindo a pessoa de agir, podendo até mesmo acabar em suicídio.
Depressão bipolar ou psicose maníaco-depressiva: é um problema primário que causa alterações de humor e fases de manias. Pode ocorrer consequências graves e constrangimentos e atitudes inadequadas.
Depressão melancólica ou endógena: é um tipo grave, onde os sintomas são piores de manhã e pode causar até retardo e anedonia.
Depressão atípica: a pessoa começa a ter sintomas nada comuns, como por exemplo, a hipersonia, o aumento de apetite e a ansiedade.
Depressão sazonal: é relacionada a luz, com sintomas nada comuns e frequente em países com muito inverno.
Depressão com sintomas psicóticos: tipo grave que pode causar alucinações e delírios.
Depressão pós-parto: ocorre depois do parto, principalmente em mulheres que já tiveram depressão, em 2 semanas à 12 meses após o parto.