Trabalhadores Temporários – Direitos
Quais são os direitos dos trabalhadores temporários
Algo bastante comum principalmente em épocas festivas, ou seja, aquelas datas especiais são os trabalhadores temporário, ou seja, que atuam temporariamente naquela vaga de emprego. Isso é bastante comum em épocas como carnaval e festas de fim de ano. Essa oportunidade vem se tornando cada vez mais comum no Brasil.
O trabalhador temporário irá atuar em certa empresa por um período pré-determinado e em caso de melhorias na empresa e sucesso de tal funcionário o mesmo ainda poderá ter um contrato fixo se for o caso. As oportunidades de empregos temporárias estão mais abertas justamente em datas específicas, além disso, vale ressaltar que a área que mais gera este tipo de emprego é justamente a área do comércio, principalmente as lojas em geral que precisam de mais funcionários para suprir a demanda de fim de ano e ate mesmo do carnaval.
Em muitos casos um trabalhador temporário acha que não possuem direitos e acaba até mesmo sendo prejudicando, sem que o mesmo saiba. Vale ressaltar que até mesmo os trabalhadores temporários dispõem de direitos, ou seja, leis que visam defender o mesmo da exploração entre outros tipos de problema com relação à empresa que o mesmo estiver atuando temporariamente.
Saiba que são diversos os direitos de um trabalhador temporário, por isso, é essencial que você se mantenha informado, dessa forma, poderá saber detalhes e até mesmo chegar a conclusões de se você está sendo tratado da maneira que deve. Confira abaixo os direitos de um trabalhador temporário:
- O trabalhador deve ter um período inicial de 3 meses de contrato;
- Salário equivalente ao dos trabalhadores fixos da mesma empresa;
- Descanso semanal remunerado;
- Direito a 13° salário;
- Férias proporcionais acrescidas de 1/3;
- Jornada de trabalho legal com 8 horas diárias e 44 horas semanais;
- Adicional de hora extra;
- Adicional por trabalho noturno;
- Seguro contra acidente;
- Vinculação a previdência social;
- Vale transporte.